Obra do Mês | Junho 2017

Adquirida em novembro de 1997
Cat. 2015, Acervo no. 752, pág. 165

O autor

Italiano de Garfagnana, aluno do grande pintor Pio Semeghini na Academia de Belas Artes de Lucca, Pennacchi chegou ao Brasil em 1929 e se radicou em São Paulo, onde nos próximos anos levaria vida miserável, dedicando-se aos mais humildes ofícios para sobreviver. Em 1932, quando trabalhava num açougue, foi descoberto pelo escultor Galileo Emendabili, ao perceber a qualidade dos desenhos que ele rabiscava no tosco papel em que embrulhava a carne. Ingressando mais tarde no Grupo do Santa Helena, começou a se destacar em 1936, e de então até falecer tornou-se um dos mais notáveis pintores da cena artística paulistana, autor de obra numerosa na qual se destacam as cenas interioranas, com sua gente humilde e suas festas religiosas ou populares, mesmo porque, como ele próprio afirmou numa entrevista, “eu adoro figuras, principalmente se retratam homens do campo, essa gente simples e ingênua, eles movimentam cada tela, acho mesmo que o lado humano é básico na arte”.

A obra

Uma cena junina típica, vendo-se no primeiro plano uma roda de adultos e crianças que de mãos dadas observam um grande balão prestes a ser solto; nos planos subsequentes, casario, uma igrejinha ao longe, o pau de sebo, dois balões no céu.

O Tema

Desde o Séc. IV a religião popular dedica cantigas, danças e fogueiras a São João (chamado Batista, porque foi quem batizou Jesus). Mas, porque fogueiras? – Porque, segundo a tradição, quando São João nasceu sua mãe, Santa Isabel, acendeu uma grande fogueira para comunicar o fato à Virgem Maria, que era sua prima e morava longe.   As festas dedicadas ao longo do mês de junho a Santo Antonio (dia 13), São João (24) e São Pedro (29) contam-se entre as mais celebradas no Brasil, com variantes pitorescas de um estado para outro.

José Roberto Teixeira Leite
Curador do Acervo FIEO

Data e local que a obra será exposta:

Data: De 8 a 30 de junho de 2017
Local: UNIFIEO – Centro Universitário FIEO – Térreo do Bloco PrataCampus Vila Yara