A FIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco foi instituída em 26 de outubro de 1967. É uma Fundação privada, que se dedica ao ensino e hoje mantém o UNIFIEO - Centro Universitário FIEO com mais de 60 cursos.

A Fundação instituiu a Faculdade de Direito, iniciando sua atividade didática em junho de 1969, com 118 alunos na primeira turma.

A Faculdade de Administração de Empresas foi autorizada a funcionar em maio de 1972 e foi chamada de Faculdade de Administração de Empresas Amador Aguiar. O empresário prestou seu apoio à iniciativa da Instituição.

O primeiro curso da Faculdade de Informática - Processamento de Dados - foi autorizado em setembro de 1985.

Em 1986, incorporou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Prof. Carlos Pasquale, localizada em São Paulo e integrou suas Faculdades numa estrutura mais próxima à usada pelas Universidades. Criou, então, as Faculdades Integradas de Osasco.

Em novembro de 1998, as Faculdades Integradas de Osasco transformaram-se em Centro Universitário FIEO, com a criação de diversos cursos.

São seus Instituidores, e até hoje dirigem a entidade mantida os Professores  Luiz Fernando da Costa e Silva, Promotor de Justiça e José Cassio Soares Hungria, Procurador de Justiça, aposentados da Justiça do Estado de São Paulo. O Dr. Luiz Carlos de Azevedo, Desembargador, Instituidor da FIEO, trabalhou no UNIFIEO até seu falecimento, em março de 2011.